30 de jun. de 2008

VIDA DURA DE ATLETA!

Absalon fala sobre sua fraqueza no Mundial 2008

O FILME do momento que ele cai na prova.

Matéria extraída do site pedal.com.br o único site brasileiro presente no mundial de MTB 2008!

O mundo inteiro queria saber o que aconteceu com o tetra campeão mundial, Julien Absalon. Acontece é que seu rendimento já vinha caindo nas últimas provas e quando chegou no mundial: BOOM.

O vídeo que apresentamos abaixo, mostra visivelmente o seu sofrimento, até o momento que ele não agüenta mais e cai. Mas não pensem foi essa queda que retirou o francês da corrida.

As semanas que antecederam o campeonato europeu e o mundial, foram cruciais para Absalon; gripe e febre prejudicaram o atleta.

Numa entrevista coletiva nesta semana no seu país, ele comentou que nem quis tomar nenhuma medicação para não terem uma cogitação de dopping. Ele teve que suportar fortes dores até se recuperar naturalmente para o mundial.

Excelente atitude Absalon, mostrando ser um piloto puro.

Melhorando no meio da semana, ele estava se sentindo muito bem e otimista, em relação ao seu corpo no domingo – dia da prova.

“Apesar de todos os probelmas, eu estava preparado para batalha. E assim que largou, tive a infelicidade do meu clip soltar. Nesse momento, eu estava na quinta colocação e vi que os líderes tinham escapados.” Relatou Absalon.

“Na terceira volta, num trecho curto, eu cruzei o máximo a minha relação: coroa grande e catraca grande; para cadenciar melhor. Mas eu tinha errado a marcha e tive que forçar mais do que pude numa subida.”

“Eu sabia que era impossível pegar Sauser, ele já estava muito na frente, mas eu queria garantir uma medalha para o meu país. E quando vi Kessiakoff eu não pensei duas vezes, forcei tudo para alcançá-lo. Foi quando comecei a sentir as pernas e a vista ficar escura até eu cair.”

“Levantei bem devagar e fui empurrando a bike. Naquele momento eu vi que não dava mais para continuar. Eu estava totalmente desidratado.”

Analisando o video, não foi o Fredrik Kessiakoff que estava na sua frente, e sim, o suíço Ralph Naef. O sueco, passou logo depois da sua queda, quando ele levantou.


“Para ganhar um campeonato, tenho que estar num dia perfeito. Totalmente em forma. Durante quatro anos eu fui pressionado para segurar o título, mas agora fico até aliviado. Estou feliz que Sauser ganhou. Ele batalhou durante anos por isso. Ele agora será o homem a ser batido e o único favorito ao título dos Jogos Olímpicos de Pequim.”

“Estarei mais aliviado para controlar todo o meu preparo para as Olimpíadas. Agora eu terei mais motivação para buscar a vitória.”


:: Crítica

Nós somos o país do futebol. A França é o país do ciclismo. Nós temos entrevistas coletivas. Eles também têm. Assim como “nós” cobramos explicações dos nossos jogadores depois das derrotas, os franceses também cobram dos ciclistas deles.

Quem disse que tudo são flores para eles? Lá tem lei seca. A galera quis saber o que aconteceu com o seu ídolo. Essa entrevista coletiva com Absalon deu o que falar. Uns "meteram o pau" e outros defenderam. A galera é fanática mesmo!

Mas parece que ele saiu muito bem. Sem dever nada a ninguém. Bom, somente a Sauser.


O VÍDEO DA QUEDA DE ABSALON:




A cena pode parecer natural para alguns, mas ela é chocante para um atleta profissional.
a pedal.com.br ouviu
dois grandes atletas brasileiros comentando sobre o fato: Edivando de Souza Cruz e Ricardo Pscheidt.

As palavras de Vando

“Hoje eu assisti o vídeo e fiquei pensando aqui... ‘A Bíblia diz que a quem muito é dado, muito lhe será cobrado’. O Absalon chegou a um nível que muita gente nem sonha em chegar. O cara é bom. Mas ele é um ser humano e está sujeito as mesmas coisas que todo mundo, e às vezes a torcida, mídia, esquecem disso.
Deve ser duro para ele ver um vídeo desses e aguentar críticas.

Eu mesmo aqui no Brasil, passei por uma situação complicada no ano passado. Uma semana antes do Brasileiro fiquei doente, tive uma queda de resistência. Eu estava treinando muito focado no Pan, eu não estava em momento de força para atingir um pico, Mas com toda pressão eu forcei mais do que podia e me prejudicou.

Eu ouvi muita coisa e muitos falaram de mim que eu fiquei sabendo. Mas graças a Deus me recuperei e continuei fazendo meu trabalho. É duro para o atleta, além de toda exigência do treinamento, viagem, reuniões, etc... ele tem que estar preparado para ouvir críticas, e isso nos momentos mais difíceis.

Acredito que Absalon vai estar recuperado e botando pra quebrar nas corridas logo. Eu sou do seguinte pensamento: que um campeão de verdade não é só aquele que sabe ganhar corrida, mas aquele que permanece, independente das dificuldades.”

As palavras de Pscheitd

“Fiquei muito impressionado com a cena. Para a maioria das pessoas, a cena é chocante. Além do mais que foi com ele: um grande piloto; o melhor da atualidade.

Não quero tirar o mérito de Sauser, ele mereceu o título.

Mas já vi muito atleta passando pela mesma situação, até mesmo em treinamento a gente chega muito perto do esgotamento total. Com certeza isso não foi por acaso. Até onde eu sei, uma série de fatores contribuíram para essa sua fraqueza.

Ele já vinha algumas etapas da Copa do Mundo sem andar bem, imagina a pressão que já estava sofrendo, além do mais uma gripe uma semana antes do mundial. Com certeza ele quis voltar a andar na frente de novo, mas estava debilitado.

É visível vê-lo sofrendo, passou dos limites e deu no que deu. Afinal, o cara é humano também.

Se para nós, apenas atletas brasileiros, já nos sentimos pressionados quando não conseguimos ter um bom desempenho nas corridas, imagina para o nº1 do mundo?

O maior problema é que a cena foi com ele. Com o cara! Se não, nem teria tanta repercussão. Aposto que logo ele estará em forma novamente e vencendo corridas.


:: Edivando de Souza Cruz conta com os patrocinadores: Astro/Vzan/Giro/Shimano/Maxxis/Nossa Caixa; e apoios; Manitou, SDG, 661, Amigos da Bike e Fisk curso de inglês.

:: Ricardo Pscheidt conta com os patrocinadores: Equipe Sundown/Joinville; e apoios: Shimano / Giro / Power Bar / COT / Aqua & Fisio / Acad. Estação Saúde;
Treinador: Prof. Ms.Vitor Pereira Costa.

ASSISTA O VÍDEO DA PROVA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA NINJA DE MTB 2022 - 1ª ETAPA (INFO)

  VAI COMEÇAR A COPA NINJA DE MTB 2022, NÃO FIQUE FORA DESSA, ÚLTIMA SEMANA PARA SE INSCREVER,  ACESSE: COPA NINJA  2022 1ª ETAPA FOTOGRAFIA...