21 de dez. de 2008

ENTREVISTA COM JOÃO LUIZ LICHESKI, O "RATO"

























Com um jeitão sério, muita dedicação e um biotipo muito favorável para o ciclismo, o jovem João Luiz Licheski teve que trabalhar como mecânico de Bike e entregar muitos garrafões de água até poder comprar uma bike de competição. Com 15 anos de idade começou a competir e daí não parou mais, sempre evoluindo, buscando seu espaço e treinando duro!
Logo os resultados começaram á aparecer, e a paixão virou coisa séria: Com uma pedalada elegante, digna de grandes "passistas" (como se diz no jargão do ciclismo) e a "leveza" que o esporte exige, hoje o atleta "RATO" figura entre os melhores maratonistas de MTB do Paraná, e a coisa não para por aí, pois agora seus projetos envolvem o ciclismo de estrada e a montagem de uma nova equipe de MTB, em que ele será atleta e dirigente.


Confira a entrevista exclusiva:
Primeiramente gostaria de agradecer sua paciência e atenção, para nós é um prazer a sua participação aqui no jacusDe2rOdas.
Vamos falar um pouco da sua história no ciclismo:

1 J2R: Como, quando e onde começou sua paixão no ciclismo? em que modalidade?
RATO:-Minha paixão pelo ciclismo nasceu quando eu ainda tinha 12 anos , foi quando eu ganhei minha primeira bike, era uma mountain bike monark em aço carbono e foi depois da minha primeira volta na cidade que fui me aproximando cada vez desse mundo do ciclismo.


2 J2R: Que dificuldades você enfrentou no início quando começou a competir?
RATO:-As primeiras dificuldades não posso deixar de citar que é a falta de incentivo(patrocinadores), dinheiro, material para poder treinar(peças).Também estava trabalhando e estudando e quando sobrava tempo eu treinava.


3 J2R. Falando em competição, que momentos foram os mais marcantes para você? e qual a
maior decepção?
RATO:-Minhas melhores alegrias em competições foram as competições do 12 horas em mountain bike 2006 onde depois de algumas horas pedalando,cada volta virou um desafio. Outra prova marcante foi o brasileiro de mountain bike cross country em 2007, não fiz o melhor resultado mas marcou muito naquela temporada. A maior decepção foi no brasileiro de 2008 marathon em Campo Largo, por que eu me preparei muito para chegar no auge do meu condicionamento físico e apresentei no dia um papel muito inferior, e acabei desistindo da meta principal do ano, mas isso foi devido a uma virose adquirida 2 semanas antes da prova, outra decepção que tive também que faz parte das competições quando sofri um atropelamento em abril de 2006 e passei por uma cirurgia no joelho.


4 J2R. Em que momento você percebeu que queria seguir em frente como atleta?
RATO:-Foi em 2004 quando participei da minha primeira prova oficial, o resultado não foi expressivo, um 4° lugar, mas foi como uma vitória, depois da prova mudei minha rotina em pról do esporte, e assim virei 100% um atleta, deixando muito as festas á noite com amigos, enfim tudo o que poderia me prejudicar para eu evoluir como um bom atleta, e depois de tantos anos que se passaram eu sei que valeu muito a pena, cresci como pessoa e descobri que nem 10% de todos os seus amigos estão com você quando realmente precisam.


5 J2R. qual seu ponto forte e o seu 'fraco'? e que tipo de prova você prefere competir?
RATO:-Meu ponto forte é a determinação e a objetividade e o meu ponto fraco é a preguiça de sair para treinar na chuva ,sempre penso se tenho que sair mesmo para treinar,mas por trás das vitórias temos dias ruins de treino e prefiro provas na modalidade Marathon e estrada ( speed ).

6 J2R. Até agora, quais foram seus maiores adversários aqui no Paraná?
RATO:-Aqui no Paraná meus adversários com certeza foram Marcos de Guarapuava, Flavio Dall Seco e Romildo de Palmeira e por que não citar outra revelação Alisson Chepak.

7 J2R. Mesmo sem abandonar o MTB, você tem projetos para o ciclismo de estrada como atleta para a próxima temporada, além de 'tocar' uma equipe de MTB como atleta e dirigente. fale-nos um pouco sobre isso:
RATO:-Tenho um grande objetivo para 2009, que é construir uma nova equipe de mountain bike.O nome da equipe já tem, mas vou divulgar no começo da temporada, no começo serão 5 atletas mais eu como atleta e dirigente.Todos os atletas terão o que eu tive em 2008 e mais patrocinadores como academia, bikes, peças, suplementos e plano de saúde, rodas de competição mavic e outros.
a equipe vai contar com carro de apoio para o transporte nas provas e quem sabe nos treinos,também uma tenda para mostrar nossa estrutura valorizando os patrocinadores. Todas as provas que farão parte do nosso calendário da equipe serão totalmente custeadas pela equipe, enfim uma boa equipe onde o atleta possa crescer em conjunto com a equipe e outros detalhes em breve, como o que o atleta poderá enviar o seu curriculum e fazer testes. Ainda fecho parcerias mas as chances são grandes dessa equipe se realizar.No final do ano nosso planejamento é fechar com 10 atletas ao total. Então vagas serão abertas para o 2° semestre e a única coisa que pode acontecer da equipe não sair e deixo claro é o seguinte: caso não puder dar um estrutura financeira igual para todos os atletas.




















8 J2R.
Com quais bikes você irá correr na próxima temporada? (MTB/SPEED)?
RATO:-A minha temporada 2009 esta agitada para fechamento de novos patrocinadores e apoiadores em umas das minhas melhores temporadas, falo assim pelas empresas sérias em comprometidas com a responsabilidade ao esporte.

9 J2R. Quais são seus atuais patrocinadores?
RATO:-Estou com dois patrocinadores masters, são eles:
STYLO HAIR ,ACADEMIA SWIMEX, depois vem a biketech curitiba e a trekbikes também conto com o apoio da empresa VZAN e a equipe da smell Araucária. conto com veículos de mídia como dois sites: jornale.com.br e curitibikers.com.br


10 J2R. Que grupo(MTB) você prefere para competir?
RATO:-Minha preferencia é o grupo XTR da shimano, mas o XT que estou usando já tem uma excelente precisão.


11 J2R. Em que condições climáticas acontecem seus melhores desempenhos?
RATO:-Melhores resultados adquiridos ao longo de minha carreira foram em dias frios e com chuva, no calor meu organismo não responde 100%.


12 J2R. Como atleta, qual é o seu foco para a próxima temporada?
RATO:-O foco principal vai ser o brasileiro de marathon, o que aparecer antes ou depois dessa prova vou ficar muito feliz e agradecido.


13 J2R. Como você vê hoje o desenvolvimento do MTB aqui no Paraná?
RATO:-Vejo uma grande evolução, mas precisa cada vez mais melhorar para aproximar mais veículos de mídia para cobrir os atletas e os eventos, assim o esporte cresce para os atletas e seus organizadores, mas se os organizadores não melhorarem a questão financeira das premiações e da divulgação vejo que serão engolidos em breve por outra equipe de organização no Paraná.

14 J2R. Estamos no meio de grandes 'pólos' do MTB do Brasil: Sta. Catarina, São Paulo, Minas e Rio de Janeiro. na sua opinião, o que falta para nosso estado se firmar como um dos grandes estados na prática do MTB?
RATO:-A divulgação e o incentivo a pratica do ciclismo e cumprindo com clareza o nosso calendário de competições e atraindo os atletas dos demais estados pelo reconhecimento da prova á ser realizada.



















Bom, agora quero agradecer muito ao espaço concedido no blog jacusderodas que hoje no Paraná é um dos mais acessados pelas pessoas envolvidas no mountain bike, parabéns por esse trabalho que cada vez mais tem me dado forças para estar na linha de largada para mais uma competição.
Abraços á todos!

Agradecemos mais uma vêz ao atleta "RATO" pela entrevista, e estaremos atentos e torcendo para que seus projetos futuros sejam realizados, para o bem do esporte no Paraná!
Assista um vídeo da entrevista do RATO á RIC TV:




João Luiz Licheski
Data de nascimento: 14/08/87

CONTATO: ratoapc16@hotmail.com
ratotecnocicles@yahoo.com.br

CURRÍCULO RATO
2007
Campeão Metropolitano de Mountain Bike 2007
Campeão
1°Etapa do Campeonato Metropolitano de MTB 2007 - Balsa Nova - PR

3° Etapa do Campeonato Metropolitano de MTB 2007 - Campo Largo - PR
2°Open de Ciclismo de Pinhais - Pinhais - PR
5°Etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain bike 2007 - Araucária - PR
6°Etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain bike 2007 - São José dos Pinhais - PR
GP Jamur Bikes de Ciclismo - Curitiba - PR
2° Etapa do Campeonato Metropolitano de ciclismo 2007 - Araucária - PR
8° Etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain bike 2007 (Final) - Campo Largo - PR
Campeão Metropolitano de Cross Country 2007
Campeão Metropolitano Marathon 2007
Vice-Campeão
1°Etapa do Campeonato Paranaense de MTB 2007 - Campina Grande do Sul - PR.
Mega City 2007 - Morretes / Quatro Barras - PR
7° Etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain bike 2007 - Almirante Tamandaré - PR

3º Colocado
ESCALADA DA SERRA DO MAR 2007 SC - Joinville SC /Campo Alegre SC
Outras Colocações
2°Etapa do Campeonato Metropolitano de MTB 2007 - São Luis do Purunã - PR
4°lugar
Interestadual de Mountain Bike 2007 - Vinhedo - SP
4°colocado sub 23 ouro

4°GP Baron Bikes - Curitiba
5°colocado MTB

3°GP da cidade de PALMEIRA - Palmeira – PR
6°colocado cat. ELITE.

Campeonato Brasileiro de MTB 2007 Cross country Circuito com 39 kms - Ouro Preto - MG
12°Geral categoria Sub 23

IV Volta de SC de Mountain Bike 2007 - Jarágua do Sul, Pomerode, Rio dos Cedros - SC
10°colocado categoria Sub 23
Total de 350 kms

50° Jogos Abertos do Paraná - Toledo – PR
22°Ciclismo (circuito)
11°Marathon (MTB)
25°Cross country (MTB)

2006
Campeão
Mountain Bike 12 horas de 2006 - Quatro Barras – PR
Campeão duplas masculinas 12 horas de mountain bike 2006

1°Desafio dos 100 km em Mountain Bike 2006 - Campo Largo - PR
Campeão dos 100 kms cat.Junior 2006
Vice-Campeão
1°Etapa do Campeonato Paranaense de mountain bike - Campo Largo - PR
3º Colocado
2°Etapa do Campeonato Catarinense de Mountain bike - Ibirama - Ipiúna - SC
3°colocado categoria sub –23

1°Circuito de Campo Largo 2006 - Campo largo - PR
Outras Colocações
7°Etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain Bike 2006 - Campo Largo - PR
5°colocado

8°Etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain Bike 2006 - Quatro Barras - PR
5° Colocado (totalização de atletas 170)

4°Etapa do Campeonato Paranaense de Mountain Bike 2006 - Araucária - PR
6°colocado /20°geral

1°Etapa do Campeonato Metropolitano de MTB 2006 - Campina Grande do Sul - PR
11°colocado(quebra de material)sub-23

2005
Campeão
Inter city 2005 - Quatro Barras -PR
Campeão Junior e 10°na geral

3° Etapa do Campeonato Metropolitano Mountain Bike -Balsa Nova - PR
Campeão Junior
6° Etapa do Campeonato Metropolitano Mounatin Bike - Quatro Barras - PR
Campeão Junior
4° Etapa do Campeonato Metropolitano Mountain Bike - Araucaria - PR
Campeão Junior e 4°colocado na geral
8° Etapa do Campeonato Metropolitano Mounatin Bike -Campo Magro - PR
Campeão Junior
Campeão Junior de Mountain Bike 2005

Campeão Junior de Cross country 2005
Campeão Junior de Maraton 2005
9° Etapa do Campeonato Metropolitano Mounatin Bike -Campo Magro - PR
Campeão Junior de montanha 2005
Vice-Campeão
7° Etapa do Campeonato Metropolitano Mounatin Bike - Colombo – PR
Vice-Campeão Junior
3º Colocado
5°Etapa do Campeonato Metropolitano Mountain Bike - Piraquara - PR
10° Etapa do Campeonato Metropolitano Mounatin Bike - Campo Largo - PR
3°Colocado (quebra de material)
2° Etapa do Campeonato Metropolitano Mountain Bike - Morretes a Quatro Quarras - PR

Campeão
Inter city 2005 - Quatro Barras -PR
Campeão Junior e 10°na geral

3° Etapa do Campeonato Metropolitano Mountain Bike -Balsa Nova -PR
Campeão Junior
6° Etapa do Campeonato Metropolitano Mounatin Bike - Quatro Barras -PR
Campeão Junior
4° Etapa do Campeonato Metropolitano Mountain Bike - Araucaria -PR
Campeão Junior e 4°colocado na geral
8° Etapa do Campeonato Metropolitano Mounatin Bike -Campo Magro -PR
Campeão Junior
Campeão Junior de Mountain Bike 2005

Campeão Junior de Cross country 2005
Campeão Junior de Maraton 2005
9° Etapa do Campeonato Metropolitano Mounatin Bike -Campo Magro -PR
Campeão Junior de montanha 2005
Vice-Campeão
7° Etapa do Campeonato Metropolitano Mounatin Bike - Colombo –PR
Vice-Campeão Junior
3º Colocado
5°Etapa do Campeonato Metropolitano Mountain Bike - Piraquara -PR
10° Etapa do Campeonato Metropolitano Mounatin Bike - Campo Largo -PR
3°Colocado (quebra de material)
2° Etapa do Campeonato Metropolitano Mountain Bike - Morretes a Quatro Quarras -PR

1°Etapa do Campeonato Metropolitano Mountan Bike - Campo Largo - PR
5°colocado
1°etapa do campeonato Paranaense Mountain Bike - Guarapuava - PR
6° colocado XCO e 10°colocado no XCM

8°xc de Mounatin Bike Open de Verão 2005 - Irati - PR
8°colocado e categoria sub-20

2004
Campeão
11° Copa de Mountain Bike 2004 - Parque Passaúna -PR
Inter city 2004 (1° maraton de natal) - Colombo -PR
Campeão geral
Vice-Campeão
9° Copa de Mountain Bike 2004 - Parque Passaúna -PR
3º Colocado
10° Copa de Mountain Bike 2004 - Parque Passaúna - PR
Outras Colocações
1°Copa Inconfidência Open de ciclismo Autódromo internacional de Pinhais - PR
4°colocado

2 comentários:

  1. Anônimo5:54 PM

    Parabéns pela entrevista com o Rato. COmo ele bem disse, o campeonato paranaense precisa ser mais levado a sério, seguindo o calendário.

    Não podemos ser mais amadores, precisamos de profissionais tocando este negócio.

    Renato

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:30 AM

    Gostaria de agradecer mais uma vez o espaço a entrevista e que sempre o blog traga novos atletas para terem destaques que é fundamental para o crescimento de cada um.

    parabens pelo trabalho,amor e dedicação ao ciclismo em geral.

    forte abraço e boas festas!

    João Luiz Licheski

    ResponderExcluir

COPA NINJA DE MTB 2022 - 1ª ETAPA (INFO)

  VAI COMEÇAR A COPA NINJA DE MTB 2022, NÃO FIQUE FORA DESSA, ÚLTIMA SEMANA PARA SE INSCREVER,  ACESSE: COPA NINJA  2022 1ª ETAPA FOTOGRAFIA...