17 de fev. de 2009

MARATONA RAVELLI (1ª ETAPA) ABERTURA DO CALENDÁRIO BRASILEIRO DE MTB









Rubens Donizete vence na abertura
Prova reuniu 843 competidores em Itu

O calendário brasileiro de mountain bike teve início no domingo do dia 08 de fevereiro, com a primeira etapa do GP Marcio Ravelli de Maratona. A prova reuniu 843 competidores em Itu, que correram em circuitos de 44 km e 25 km.

Os melhores atletas de mountain bike do país compareceram para prestigiar o evento. E a temporada 2009 promete disputas acirradas entre os grandes nomes do mountain bike.

O mineiro Rubens Donizette (foto), prata no Pan do Rio e representante do Brasil em Pequim, disputou os metros finais contra o catarinense Ricardo Pscheidt, atual campeão brasileiro, e levou a melhor. Donizette cruzou a meta em 1h47min52s após 44 km de corrida num percurso que foi considerado o mais técnico e desafiador de todas as edições da Maratona Ravelli já realizadas.

“Quando entramos no asfalto viemos nos observando. Pscheidt atacou, mas ele não conhecia o percurso e acabou se afogando numa subida. Eu ataquei por cima e consegui abri uma pequena vantagem nos metros finais”, contou Rubens Donizette.

Pscheidt, que veio de São Bento do Sul (SC), fez sua estréia na competição e gostou do evento. “Sofri bastante durante a prova. Eu achava que seria mais estradão. Eu ataquei cedo demais e quando chegou uma rampinha acabei quebrando as pernas”, admitiu o bicampeão brasileiro de cross country.

Outro atleta de ponta que elogiou o circuito foi o paulista Odair Pereira, de Indaiatuba.

“Achei que foi o melhor circuito que o Ravelli já fez em todas as edições. Tinha subidas duras, trechos rápidos e single tracks técnicos. Foi o percurso mais completo que já corri nas Maratonas Ravelli. Mas o circuito era bem pedalável, apesar de duro”, contou o atleta da ProShock-Scott-Vzan-StaRita, que terminou na sexta colocação da Elite.

No feminino, a vitória ficou com a belo-horizontina Erika Gramiscelli, seguida pela paulista Laís Saes, de Jundiaí.

A PROVA

O evento começou na noite da véspera da corrida com a palestra do preparador físico Hélio Souza, treinador de Marcio Ravelli e de Edivando Cruz, que deu dicas de treinamento para cerca de 120 competidores no Hotel Gandini.

As fortes chuvas do sábado tornaram o percurso de 44 km ainda mais difícil para os competidores das categorias Pro. As subidas e os trechos de trilhas enlameados em single track foram o grande obstáculo da prova. Em alguns pontos foi necessário desmontar e carregar a bike para transpor grandes poças de lama e os trechos mais íngremes.

A primeira largada foi pouco depois das 9h30 com as categorias Pro. Dez minutos depois foi a vez dos competidores da Sport largarem.

Na Elite, Rubens Donizette, Edivando Cruz, Henrique Avancini, Daniel Carneiro e Ricardo Pscheidt (foto) logo se destacaram do pelotão principal e abriram ampla vantagem, se revezando até a chegada.

Nos quatro quilômetros finais, já no asfalto, o grupo aumentou o ritmo em busca do melhor lugar no pódio. Os atletas se estudavam até que, num movimento precipitado, Pscheidt atacou mas não suportou o ritmo e foi ultrapassado por Donizette na última rampa antes de entrar na reta final para o funil de chegada.

Edivando Cruz, que estreou sua bike full suspension (Centauro Nimble Carbon) ficou em terceiro, a 1min10s do vencedor. Henrique Avancini, bicampeão do evento, estreou na Elite e ficou em quarto lugar, a 1min16s.

“Estou feliz com o resultado aqui. Renovei essa semana com a Sundown e estou pronto para repetir uma boa temporada”, afirmou o atleta de Petrópolis, RJ.

ELITE MASCULINO

1 - Rubens Donizette – Merida-CatEye-Infanti-S.Silvano – 1h47min52s
2 - Ricardo Pscheidt – Sundown-Joinville – a 7s
3 - Edivando Cruz – Astro-Manitou-Vzan – a 1min10s
4 - Henrique Avancini – Sundown Bikes – a 1min16s
5 - Daniel Carneiro Zóia - Merida-CatEye-TMP – a 1min19s

ELITE FEMININA

1 - Erika Gramiscelli – Avulsa – 2h28min45s
2 - Laís Saes – Bike Fan-Scott-ProShock – a 3min38s
3 - Manuela Vilaseca - Merida-CatEye-Infanti-TMP – a 10min35s
4 - Camila Nicolau – Webike-Magura - a 16min53s
5 - Adriana B. Magalhães – Total Bike – a 21min02s

A segunda etapa da Maratona Ravelli será no dia 14 de junho, em Salto, cidade vizinha a Itu.

Todos os resultados estão disponíveis no site: www.sistime.com.br

O GP Marcio Ravelli de Maratona tem os patrocínios de: Scott, Easton, Schwinn, Giro, Shimano, Magura, com os apoios de Classificados Bikemagazine, VZan, Starret, ExpressWeb, Amigos da Bike, Granatural, Bike Action, DaMatta Design, Divulgue, Gráfica Ravelli, MTBTrip, Danata Alimentos, Red Bull, Continental, Fizik, BM Press Assessoria de Imprensa, Sistime Cronometragem, Secretaria de Esportes e Prefeitura Municipal de Itu e Hotel Gandini.

VEJA TAMBÉM:

GALERIA MARATONA RAVELLI
Confira 17 imagens comentadas da prova que abriu o calendário de MTB

FONTE: "BIKEMAGAZINE"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA NINJA DE MTB 2022 - 1ª ETAPA (INFO)

  VAI COMEÇAR A COPA NINJA DE MTB 2022, NÃO FIQUE FORA DESSA, ÚLTIMA SEMANA PARA SE INSCREVER,  ACESSE: COPA NINJA  2022 1ª ETAPA FOTOGRAFIA...