16 de mar. de 2009

I ETAPA PARANAENSE MTB 2009 (MARINGÁ)






REPORTAGEM: Jornal de Maringá, via F.P.C.

FOTOS: jacusDe2rOdas


Heptacampeão Marcos Cruz mantém favoritismo e vence 1ª etapa do Paranaense



Mais de 150 ciclistas

participaram da prova, muitos

apenas por diversão. Entre eles, uma família inteira de

Guarapuava

A primeira etapa do Campeonato Paranaense de Mountain Bike, realizada na manhã deste domingo (15)

em Maringá, não teve grandes surpresas. O vencedor foi o

heptacampeão Marcos

Fernando da Cruz, de Guarapuava, que coleci

ona três títulos seguidos na

categoria Elite, além de ser o atual campeão brasileiro de Cross Country.
Para Marcos, que chegou com

mais de dois minutos de

vantagem sobre o segundo colocado, o maior desafio não foram os concorrentes, nem as subidas íngremes, trilhas fechadas ou o terreno pedregoso. “O que matou foi o calor de 32º C e o sol queimando sobre nós”, conta.

A etapa de Maringá foi uma corrida de “Cross Country”, que exige muita força e habilidade técnica dos ciclistas. Foram oito voltas em uma estrada de 3.800 metros, com muitos obstáculos, como raízes de árvores saltando no meio da pista, buracos, barrancos, trilhas fechadas e subidas com alto nível de dificuldade.“Havia trecho em que mais empurrávamos a bicicleta do que andávamos nela”, diz o campeão.
A duração da prova da categoria Elite foi de 1h40, com a participação de 12 atletas profissionais. Marcos Capóia, de Maringá, conseguiu a segunda colocação e Alexandre Marcelo Lopes, de Guarapuava, ficou em terceiro. Entre as mulheres, destaque para Lorena Maria de Oliveira, também de Maringá.
A etapa contou com a participação de 170 ciclistas, distribuídos em 11 categorias. “Ficamos surpresos com o número de inscritos, isso significa que o esporte está cada vez mais forte em nosso estado”, falou o diretor-técnico da Federação Paranaense de Ciclismo, Adriano José Malinowski.
A novidade do campeonato deste ano é que a Federação pretende fazer um ranking dos atletas que se destacarem na categoria Elite, para custear todas as despesas nas próximas competições. “É um incentivo que damos ao esporte. Afinal, muitos aqui não têm ajuda nenhuma e acabam tirando dinheiro do próprio bolso para conseguir competir”, explica Malinowski.
A próxima etapa será de maratona, onde o circuito não oferece tantos obstáculos, mas exige muita resistência e velocidade dos atletas. A prova será no dia 7 de junho em Toledo.

História de Campeão
Marcos da Cruz tem 30 anos, 13 de bicicleta e várias vitórias em seu currículo. Ele já foi campeão dos Jogos Abertos e tem sete títulos do Campeonato Paranaense. Em 2008, ficou em primeiro lugar no Campeonato Brasileiros de Cross Country e foi vice na Maratona, todos pela categoria Master A (30 a 34 anos).
Marcos começou a gostar do esporte depois que comprou uma bicicleta com seu primeiro salário, quando fazia bicos como jardineiro, aos 17 anos. “Eu precisava de um veículo de transporte para ir trabalhar. Um dia, vi na televisão um campeonato de Mountain Bike, achei muito aventureiro e fui atrás dos rapazes que disputavam na minha região. Logo no ano seguinte fiquei em primeiro nos Jogos Abertos, fui o atleta mais novo a ganhar a competição. Desde então não parei mais”, conta.
Apesar de tantos títulos importantes na carreira, Marcos sobrevive de uma bolsa auxílio de R$ 500 da Prefeitura de Guarapuava e alguns trabalhos consertando e incrementando bicicletas em uma oficina. “Dou aulas na escolinha do município e há três anos não tiro dinheiro do bolso para competir, pois recebo apoio de empresas para inscrição, estadia e transporte. Minha vida é o Mountain Bike, mas é difícil viver exclusivamente disso quando se tem uma família para sustentar”, diz.
Apesar das dificuldades, o campeão não desiste. “Não consigo viver longe das pistas. O ciclismo é um estilo de vida, quem entra não larga mais. A única coisa que reclamo é a falta de estímulos dos empresários. O Paraná é um celeiro do Mountain Bike, se tivéssemos mais apoio, nos destacaríamos muito mais”.

Confira os resultados completos(PDF) F.P.C.


FOTOS por Celso Ribas (Clique na imagem para abrir o álbum)

I ETAPA PARANAENSE MTB 2009 - RANCHO VELHO OESTE (MARINGÁ)

2 comentários:

  1. Anônimo2:54 PM

    Aí fiii!!!
    Show de bola... e nós aguardando as fotos!!!! nada como um portal agilizado!!! com 'z' já que agilizar é com 'z'... ahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7:45 PM

    o gigante bilinski é uma lenda viva do mtb do paraná. ele e sua família de ciclistas!!! parabens ao bilinski e que ele faça uma boa prova em santiago... os jacus não estarão por lá (infelizmente) mas traremos os links mais bacanas para todos que nos acessam. m. doc

    ResponderExcluir

COPA NINJA DE MTB 2022 - 1ª ETAPA (INFO)

  VAI COMEÇAR A COPA NINJA DE MTB 2022, NÃO FIQUE FORA DESSA, ÚLTIMA SEMANA PARA SE INSCREVER,  ACESSE: COPA NINJA  2022 1ª ETAPA FOTOGRAFIA...