CLUBE PARANAENSE DE CICLISMO DE MONTANHA

WORLD CUP XCO 2009 ( HOUFFALIZE, BÉLGICA))






World Cup XCO 2009 #3 - Absalon e Fullana vencem




O brasileiro Henrique Avancini

também competiu

A segunda etapa da World Cup XCO 2009 em Houffalize, na Bélgica, mostrou mais uma vez porque é seis vezes eleita o melhor circuito da WC.

Mais de 200 competidores disputaram a prova masculina (5.5 voltas) e 92 mulheres (3.5 voltas) na feminina. Todos teriam que percorrer o circuito de 7.5km.

O brasileiro Henrique Avancini (Isd Cycling Team) também participou da prova. Ele terminou na 181ª colocação, depois de estar entre os oitos na SUB-23. Um problema mecânico faltando dois quilômetros fez com que Avancini perdesse muitas posições.

De qualquer forma, o Brasil foi muito bem presentado. Parabéns Avancini. Boa sorte nas próximas.

Confiram tudo que aconteceu nas duas provas.


Julien Absalon (foto) vence e lidera
o ranking com Margarita Fullana


Prova da elite masculina


:: Start Loop

Dado início a prova, dois anônimos: Jochen Kass (Multivan Merida) e Alexis Vuillermoz (Lapierre International); se destacaram na frente por bom tempo, até entrar na trilha depois do subidão.

:: Primeira volta

No meio da volta, todos os resultados já tinham mudado. O famoso troca-troca de posições. O suíço Ralph Näf (Multivan Merida) aproveitou a brecha e disparou na liderança. Stéphane Tempier (Tx Active Bianchi) foi outro que aproveitou e também adiantou dos demais. Jean-Christophe Peraud (Massi) vinha logo em seguida com sete segundos com Manuel Fumic (Fumic Brothers Team).

No final da volta, Naf liderava. Mas um pelotão já se formava para alcançá-lo: Peraud, Absalon, Hermida e Stander.


:: Segunda volta – Pequena chuva

Peraud ataca e se distancia dos demais até assumir a liderança. Näf ficou na sua roda. Com oito segundos, o pelotão vinha logo em seguida: Fumic, Hermida, Absalon, Paulissen e Tempier. O sul-africano Burry Stander (Specialized) vinha na oitava posição.

Dois pilotos completavam os tops 10: Marco Aurélio Fontana (Cannondale Factory Racing) e Florian Vogel (Scott-Swisspower Mtb-Racing).

Um dos destaques na prova era o campeão mundial de 2003, Filip Meirhaeghe. Correndo em casa, o belga era sensação por toda parte do circuito. A galera ficava aplaudindo o tempo todo, mostrando o fanatismo pelo atleta.

Näf volta assumir a ponta. Perraud fica na sua roda. Ambos atletas já tem cerca de 25 segundos dos demais.

:: Terceira volta

Naf e Perraud registram a terceira volta. Absalon e Hermida atacam e já começam a mostrar uma reação com 15 segundos dos líderes. Wolfram Kurschat (Topeak Ergon Racing Team), Manuel Fumic e Roel Paulissen estão atrás com 27 segundos. Tempier e Stander formam outro grupo.

No meio da volta, a chuva parou. Naf e Perraud permanecem na frente. Absalon, Hermida e Kurschat voltam a cair o rendimento e estão com 22 segundos. Paulissen vem atrás com 35 segundos. Quem não vem bem na prova é Christoph Sauser (Specialized) – está entre os tops 20.

No final da volta, reação de Absalon e Hermida, que encostam nos dois líderes.

:: Quarta volta


Novamente os líderes em destaque. Mas Absalon assume a liderança do pelotão. Wolfram Kurschat vem logo em seguida com seis segundos. Tempier é o sexto.

No subidão, Absalon levanta da bike e ataca com um ritmo forte até a entrada da trilha. Stander começa a se destacar na prova.

No single track, Absalon atacava mais uma vez e já começava a mostrar que queria a sua segunda vitória na WC. Perraud e Hermida caiam de rendimento e já estava com quase 10 segundos do francês. Kurschat encosta neles.

:: Última volta

O “cavalo voador” registra a última volta. Naf é o segundo a registrar. Em seguida, já aparece Kurschat com 16 segundos do líder. Perraud e Hermida caem bruscamente de rendimento. Stander cresce na competição e é o sexto a registrar a volta com o tempo de 1:29 em relação Absalon.

No meio da volta, Absalon faz o ataque fulminante para vitória. Naf se distancia e recebe pressão de Kurschat. Stander encosta em Perauld e Hermida.

Julien Absalon cadencia forte e já se tranqüiliza com a sua vitória, mas o centro das atenções fica voltado nas posições seguintes. Pois Kurschat ultrapassa Naf no meio do single track. Burry Stander atropela Peraud e Hermida no final da volta.


Depois de uma prova incrível, os resultados ficaram quase iguais aos da segunda etapa. Destaque para o alemão Wolfram Kurschat, que fez seu segundo pódio neste ano. O que mostra que ele não é o bicho-papão, e sim, uma nova revelação ao MTB global.


Prova da elite feminina


Magarita Fullana (FOTO) venceu sua primeira prova na Copa do Mundo esse ano e assumiu a liderança do ranking, com 600 pontos


:: Start Loop

Assim que largaram, as atletas enfrentavam um subidão no asfalto até a entrada da trilha, que ainda permanecia subindo. Neste momento, a espanhola Marga Fullana (Massi) e a chiena Chengyuan Ren (Chinese National Team) assumiram a ponta.

Até o trecho de descida, Marga Fullana ainda permanecia na frente, mas outra atleta famosa e experiente surgia: Marie-Helene Premont (Team Maxxis-Rocky Mountain Bicycles); seguida de Chengyuan Ren. Essas três atletas foram as primeiras a completarem o start loop destacadas.





:: Primeira volta

Fulana na frente. Cinco segundos depois vinha a canadense Premont e a chinesinha Ren. Outra atleta que se destacava era Eva Lechner (Colnago Cap Arreghini), que vinha quarta posição – um pouco atrás.

No decorrer da volta, o pelotão ameaçava: Catharine Pendrel (Luna Pro Team), Lechner, Elisabeth Osl (Central Ghost Pro Team), Anna Szafraniec (JBG-2 Professional MTB Team) e Irina Kalentieva (Topeak Ergon Racing Team).

Com aproximadamente 25 segundos, outro pelotão formava: Maja Wloszczowska (CCC Polkowice), Georgia Gould (Luna Pro Team), Magdalena Sadlecka (CCC Polkowice), Sabine Spitz (Central Ghost Pro Team) e Katrin Leumann (Goldwurst-Power / Sputnik).

Até o final da volta, as posições começam a se destrinchar: Fullana cadenciava mais forte e Ren e Premont ficavam para trás com quase 10 segundos.


:: Segunda volta

Até cruzar a linha de chegada, as três primeiras estavam certas. Mas o pelotão que vinha atrás nada era confirmado. As trocas de posições eram constantes. Mas uma delas começava aparecer: a canadense Catharine Pendrel; aquela mesma que foi ouro no Pan do Rio 2007.

Fullana já colocava vinte segundos das demais. Pendrel enconstava em Ren e Premont, que caia de rendimento. Osl, Kalentieva e Szafraniec estavam com quinze segundos de diferença de Premont.

No finalzinho da volta, Fullana lidera. Pendrel já era a segunda e começava ameaçar a espanhola. A chinesinha era a terceira. O pelotão pegava Premont.

No final da volta e com uma recuperação incrível, Pendrel encosta na espanhola.

:: Última volta

Pendrel pressiona Fullana e Ren Chengyuan é a terceira com 17 segundos atrás. Lechner é a quarta. Osl segura a quinta posição com 1:11 segundos das líderes. Premont cai de rendimento e é a sexta. Kalentieva, Spitz e Maja Wloszczowska brigam por melhores colocações.

O centro das atenções ficam voltados para Fullana e Pendrel. Mas a experiência da espanhola contou mais alto. Com um ataque fulminante no começo da subida, Fullana começou a se distanciar da canadense até a entrada da trilha. A disputa foi bonita, mas a espanhola levou a melhor nesta etapa.

A chinesinha que tinha vencido a segunda etapa, completou o pódio. Mesmo com o terceiro lugar, ela mostrou que está mais viva do que nunca na competição.


:: Resultados do feminino

1 Margarita Fullana Riera (Spa) Massi 1.25.01
2 Catharine Pendrel (Can) Luna Pro Team +0.14
3 Chengyuan Ren (Chn) +0.46
4 Eva Lechner (Ita) Colnago Cap Arreghini +1.58
5 Elisabeth Osl (Aut) Central Ghost Pro Team +2.17
6 Marie-Helene Premont (Can) Team Maxxis-Rocky Mountain Bicycles +3.00
7 Sabine Spitz (Ger) Central Ghost Pro Team +3.26
8 Maja Wloszczowska (Pol) CCC Polkowice +3.39
9 Irina Kalentieva (Rus) Topeak Ergon Racing Team +3.54
10 Anna Szafraniec (Pol) JBG-2 Professional MTB Team +3.57

:: Resultados do masculino

1 Julien Absalon (Fra) Orbea 1.51.34
2 Wolfram Kurschat (Ger) Topeak Ergon Racing Team +0.15
3 Ralph Näf (Swi) Multivan Merida Biking Team +0.52
4 Burry Stander (RSA) Specialized Factory Racing +1.15
5 Jean-Christophe Peraud (Fra) Massi +1.26
6 José Antonio Hermida Ramos (Esp) Multivan Merida Biking Team +1.31
7 Sergio Gutierrez (Esp) Cemelorca-Trek-Lorca Taller Del Tiempo +1.54
8 Marco Aurélio Fontana (Ita) Cannondale Factory Racing +2.16
9 Moritz Milatz (Ger) Multivan Merida Biking Team +2.22
10 Roel Paulissen (Bel) Cannondale Factory Racing +2.45

ASSISTA AO "CLIP" DA PROVA:







FONTE DA MATÉRIA: PEDAL.com.br
FOTOS: "BIKEMAGAZINE"
U.C.I.
VÍDEO: FREECASTER.TV

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

VISITANTES ONLINE

site statistics

TOTAL DE VISITAS