31 de ago. de 2010

ROBERTA STOPA NA COPA DO MUNDO DE MOUNTAIN BIKE (RELEASE)


A ciclista Roberta Stopa participou neste final de semana - dia 29 de agosto - da grande final da Copa do Mundo de Mountain Bike (World Cup), modalidade cross country, realizada em Windham (NY). Este foi o último compromisso antes da atleta seguir para o Campeonato Mundial de MTB no Canadá, que acontece no dia 5 de setembro.



"Estava me sentindo bem apesar da viagem que foi bem desgastante, tentei descansar ao máximo quando dava, me cuidei bem", comentou Stopa que antes de embarcar participou literalmente de uma maratona de provas, como a final da Copa Internacional de MTB, em Congonhas (MG) e Shimano Fest, em Santana de Parnaíba (SP).

 Ao chegar no local da prova, a atleta contou com uma ingrata surpresa: "Minha inscrição não havia sido realizada e eu não poderia nem conhecer o circuito. Após muito desespero, o comissário autorizou o processo diante o pagamento", relatou a competidora que ganhou a passagem aérea aos EUA após a vitória do Desafio Integração, realizado na primeira etapa da Copa Internacional de MTB, em Araxá. Já a parte técnica como a inscrição ficou a cargo da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo).


"Consegui andar na pista apenas na sexta-feira, senti as pernas um pouco pesada, dei apenas duas voltas na pista e terminei o treino no asfalto. Durante o treino percebi que iria sofrer um pouco nas subidas, por serem longas de muita força e não deu outra", afirma Stopa que foi a última inscrita (número #81). A chamada do alinhamento seguiu a ordem do ranking do circuito mundial (World Cup). com isso Roberta que não participou das outras etapas, consequentemente, largou na ponta de trás.


"Eu senti dificuldades durante a prova. Larguei bem e entrei na trilha mais ou menos na metade do pelotão (70 mulheres), quando começamos a subir eu perdia várias posições, até que consegui me enfiar num pelotão de umas 5 meninas e ficamos ali disputando por 2 voltas (das 3 que completei), pude perceber que na parte de técnica não deixei nada a desejar, pelo contrário foi onde eu conseguia me distanciar delas, mas nas partes de subidas elas abriam um pouco, quando percebi isso, fazia muita força para me manter próximo delas na subida pois nas descidas e nas partes técnicas dentro das matas eu estava encostando e chegava até abrir um pouco", comenta Stopa.

"Quando abri a 3ª volta, por ter distanciado delas um pouco entrei nas subidas na frente, mas quase lá no alto elas me pegaram e abriram, tentei ir mas minhas perninhas estavam pesadas e não respondiam mais. Tentei tirar a diferença na descida de novo, mas quando cheguei na parte de baixo do percurso me cortaram com duas voltas para acabar", disse Roberta sem entender na hora o que havia ocorrido, já que as demais ciclistas haviam apertado o ritmo justamente para não serem cortadas, pois a líder aproximava-se rapidamente para dar uma volta nas adversárias. A campeã da etapa e do Circuito Mundial 2010 foi Catharine Pendrel, do Canadá.

"Essa percepção, experiência e vivência, vejo que não temos nada de diferente delas, apenas temos que melhorar, treinar, melhorar, treinar.... particulamente em subidas", analisou Stopa que ainda assim gostou do experiência. "Fiquei muito feliz com meu desempenho principalmente com minha técnica perto delas, dei o meu máximo, estou bem cansada, pernas, braços, corpo, tudo dolorido, mas amanhã tem treino e vou soltar a musculatura e me preparar para o dia 5 de setembro (Mundial)", acrescentou Stopa que terminou na 59ª Posição e somou 9 pontos no ranking internacional da UCI para o Brasil conquistar a sonhada vaga olímpica em Londres 2012.

Acompanhar a ciclista Roberta Stopa pelo blog: http://robertastopa.blogspot.com/

Links dos Relatos:

Copa Internacional de MTB: http://robertastopa.blogspot.com/2010/08/roberta-stopa-e-top-3-na-copa.html

World Cup e Mundial: http://robertastopa.blogspot.com/2010/08/roberta-stopa-representa-o-brasil-na.html

Dia a dia da viagem: http://robertastopa.blogspot.com/2010/08/roberta-stopa-descreve-as-viagens.html

Siga Stopa no http://twitter.com/robertastopa

Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000282357524&ref=mf#!/profile.php?id=100000282357524

Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=14929743566196949884


Fonte: Mbikecom / colaboração de Maria Elisa Duarte

Fotos: Maria Elisa Duarte / Divulgação

Personal Web: Ananda Guevara

Roberta Stopa compete com o patrocínio da Specialized, co-patrocínio da BR Esportes / MOB / Sram / Ecoplas e conta ainda com apoio da Xpedo / Calypso / Thule / Park Tool / Cateye / Las Casas / GU / Bagal Bikes / Vo2max / Titantech / Granbery / Francisco Magaldi / Wizard / IBSM / Prefeitura de Juiz de Fora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA NINJA DE MTB 2022 - 1ª ETAPA (INFO)

  VAI COMEÇAR A COPA NINJA DE MTB 2022, NÃO FIQUE FORA DESSA, ÚLTIMA SEMANA PARA SE INSCREVER,  ACESSE: COPA NINJA  2022 1ª ETAPA FOTOGRAFIA...