CLUBE PARANAENSE DE CICLISMO DE MONTANHA

SRAM 2x10 - Conheça essa tecnologia de 10 velocidades para MTB

SRAM 2x10 - Conheça essa tecnologia de 10 velocidades para MTB

Postado por: Pedro Cury em 07/10/2010
Em http://www.pedal.com.br/

Conversamos com Chris Hilton durante o Eurobike 2010 para sabermos um pouco mais sobre a tecnologia 2x10 da SRAM. Essa tecnologia, introduzida no grupo XX no ano passado, torna a transmissão da bike mais simples, ao eliminar uma coroa e adicionar um pinhão ao cassete. Agora é possível obter as mesmas proporções de marcha que eram alcançadas usando-se 3 coroas e 9 pinhões, usando 2 coras e 10 pinhões.


Confira no vídeo abaixo alguns detalhes sobre essa tecnologia.


Entenda a tecnologia SRAM 2x10 from Pedro Cury on Vimeo.


X-Glide

Uma mudança que foi possível com esse sistema está nas coroas. No sistema de 3 coroas, a coroa do meio deve permitir mudanças de marcha para a coroa pequena e também para a coroa grande. Isso trazia um problema de projeto. E aí que entra a tecnologia X-Glide. A nova coroa do sistema 2x10 tem um projeto que foca na mudança rápida de marchas. O resultado final é que no sistema antigo existiam 4 pontos propensos a passagem de marcha, em toda a circunferência da coroa. Agora, com o X-Glide, existem 14 !!! Isso significa que passar a marcha dianteira é muito mais rápido, inclusive fazendo força no pedivela.

A tecnologia 2x10 está presente em todos os grupos 2011 da SRAM: XX, XO, X9 e X7. Existe também a opção de usar um sistema de 3 coroas e 10 pinhões para os mais puristas, porém, isso não traz as mesmas vantagens obtidas pelo sistema 2x10.


No Brasil

A SRAM é distribuida no Brasil pela Pro Parts http://www.proparts.esp.br/ e o site oficial é: http://www.sram.com/. A empresa também tem um site dedicado

a tecnologia 2x10:http://sram2x10.com

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

VISITANTES ONLINE

site statistics

TOTAL DE VISITAS