CLUBE PARANAENSE DE CICLISMO DE MONTANHA

BRASILEIRO XCO 2011



Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country 2011 

por: Mauricio A. Brandão

A Estância Climática de Caconde recebeu este domingo o Campeonato Brasileiro de MTB XC 2011. A pista foi montada no Parque Prainha, belo local com uma represa ao fundo que formaram o cenário de mais uma edição desta que é a prova máxima do mountain bike cross country nacional, o Campeonato Brasileiro.
As categorias principais, elites masculinas e femininas, além do título brasileiro também disputavam as vagas para os Jogos Panamericanos, em outubro de 2011.

Veja album com mais de mil fotos: album 70 A / album 70 B


Rubinho e Erika - foto: Mauricio A. Brandão


A elite masculina, centro das atenções gerais, reunia os maiores nomes do ciclismo brasileiro. Ricardo Pscheidt, campeão brasileiro em 2008 e 2010, buscava manter a faixa; Edivando de Souza Cruz, campeão de 2009 e líder na disputa das vagas brasileiras para o Panamericano, pretendia voltar a ser campeão e garantir a vaga; Rubens Valeriano, por sua vez, vindo de excelentes resultados nos últimos anos, estava focado em levantar este título de Campeão Brasileiro; além da surpresa da temporada pelo desempenho, Thiago Aroeira.
O calor não era muito forte, mas o clima seco, a pista de alto nível técnico desenhada por Eduardo Ramirez, técnico da seleção brasileiro de MTB, e a alta adrenalina radicalizaram a competição.
Rubinho largou na frente e disparou, desta vez não deu chance para ninguém.


Ao final, Edivando, que veio em uma corrida de recuperação, aproximou-se um pouco, mas ainda chegou a 20 segundos do Campeão Brasileiro de MTB XC 2011. 

Edivando de Souza Cruz - Foto: Mauricio A. Brandão

Com este resultado os dois classificaram-se como os representantes do Brasil nos Jogos Panamericanos. Thiago Aroeira acabou em terceiro, seguido de Henrique Avancini e Josemberg Nunes em quinto lugar.
Henrique Avancini, quarto na geral, foi o Campeão Brasileiro Sub-23. Sherman Trezza de Paiva, que andou junto com ele no começo da prova, enfrentou problemas mecânicos e terminou em terceiro lugar; o vice-campeão brasileiro Sub-23 foi Douglas José Luiz Neto. Este foi o nono título de campeão brasileiro conquistado por Henrique Avancini, que se despede da categoria e a partir do ano que vem competirá exclusivamente na elite.

Henrique Avancini - Foto: Mauricio A. Brandão

Na elite feminina, Érika Gramiscelli e Roberta Stopa estavam empatadas na pontuação pela disputa da vaga para o Panamericano no México em outubro. As duas largaram forte e andaram juntas as duas primeiras voltas até que gradativamente Érika mostrou seu preparo e foi abrindo, conquistando mais um título brasileiro de MTB. Julyana Machado ficou em terceiro lugar.
Raíza Goulão Henrique, quarta colocada na geral, conquistou o título brasileiro na categoria Sub-23 feminino. Letícia Jaqueline Candido foi a Vice-Campeã e Luana Machado a terceira colocada.
A categoria Júnior foi a mais disputada do dia. 4 bikers largaram juntos e assim ficaram até a penúltima volta. Inicialmente William Alexi e Nicolas M. Sessler revezaram-se na liderança da prova com Michael Pereira da Silva e Luiz Henrique Cocuzzi logo após. 

Luiz Henrique Cocuzzi - Foto: Mauricio A. Brandão

Na terceira volta, durante a subida localizada logo após a área de apoio mecânico, Luiz Henrique Cocuzzi ultrapassou e alcançou o primeiro lugar da prova. William deu o troco pouco depois e ficaram se revezando na liderança até a metade da última volta quando, após a última subidaCocuzzi voltou a ultrapassar e conseguiu entrar em primeiro na entrada da trilha, forçou um sprint final e conquistou o título de Campeão Brasileiro de MTB XC 2011. 

Este foi o terceiro título de campeão brasileiro conquistado por Luiz Henrique Cocuzzi, do Lar Nossa Senhora Aparecida, em sua carreira. Michael Pereira da Silva foi o quarto colocado e João Pedro P. Van Der Mass o quinto colocado.
Na Júnior Feminino vimos a vitória fácil e tranqüila de Bruna Rafaela de Moura.
Na categoria Juvenil Masculino vale destacar a excelente prova de Thales Modesto Oliveira Ribeiro. Andou muito forte e conquistou com sobra o seu título de campeão brasileiro. Pedro Lopes Graminha ficou em segundo lugar, seguido por José Gabriel Marques de Almeida.
Na Juvenil Feminino, Carina de Paula Azevedo foi a Campeã Brasileira, seguida por Ana Paula Azevedo, ambas atletas do Lar Nossa Senhora Aparecida; Fernanda Alves Honório.
A categoria Infanto-Juvenil Masculino teve a vitória de Gustavo Soares de Carvalho Moreno, seguido por Erick Eduardo Bruske.
Na Infanto-Juvenil Feminino, Jaqueline Leal de Borba, do Lar Nossa Senhora Aparecida,voltou a mostrar a boa forma e conquistou com tranqüilidade o título de Campeã Brasileira de MTB XC 2011. Larrisa Cristina da Silva, Brasa Bikes, ficou em segundo lugar.
Como Mountain bike não tem idade, sempre reverenciamos a categoria Veteranos. Destacamos aqui a pedalada forte de Evilasio Wielewski, Campeão Brasileiro 2011, seguido por Helio Vilela de Carvalho e José Dias Neto.
Na Sub-30 quem andou muito forte foi Ricardo Aparecido Xavier, Marin/Total Bike, que não deu chances aos outros bikers, chegando quase um minuto a frente do segundo colocado, Guilherme Saad Alves.
Na Master 30-34 a vitória coube a Carlos Alberto Ribeiro, seguido de Edicarlos Oliveira da Silva e Willian Antonio da Silva.
Já na categoria Master 35-39 a vitória foi tranqüila de Marcio Ravelli. A dificuldade foi alguém saber com certeza quantos títulos de campeão brasileiro esta lenda do mountain bike brasileiro já conquistou; todos só sabem que são bem mais que dez. Ravelli chegou com mais de dois minutos de vantagem sobre Silvio Otavio Neves de Amorim e Marcos Antonio Machry.
A categoria Master 40-44 teve a vitória tranqüila de Abraão Assis E. de Azevedo, com ampla vantagem sobre o segundo colocado, Alexandre Freitas Costa.
A Master 45-49, por sua vez, teve a vitória de Eduardo José Souto Soares, seguido por Dorivaldo Correia de Abreu.
Na Master 50-54 a vitória foi de Paulo Roberto Correa, seguido por Dilermando de F. Melo.
Por fim, a categoria Master 55-59 terminou com a vitória de Geraldo Tadeu Pimenta, seguido pelo catarinense da Coyotes, Werner Wind e por Pacífico Delai.

Agradecimentos á "Solange", do Lar Bike pelo envio da matéria

Campeonato Brasileiro de MTB XCO 2011
Resultados de todas as categorias do Campeonato Brasileiro de MTB Cross-Country 2011, realizado em Caconde/SP.
resultados_brasileiro_cross_country_2011_completo.pdf
Data: 17/07/2011 

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

VISITANTES ONLINE

site statistics

TOTAL DE VISITAS