13 de ago. de 2011

O HISTÓRIA DO MTB PARANAENSE EM FOTOS





















Celso Rinas (1° á esquerda), Orlando Kiko Danielewiks (2° á esquerda) e Adriano Siqueira (2° á direita) GP BLOCK BUSTER) - data á confirmar

Por Luiz Fabiano S. Gomes 
Estou trabalhando em um projeto que visa contar a história do mtb do Paraná através de fotos,
tenho em mãos um acervo gigantesco de fotos antigas, comecei a scanea-las, essa será a primeira etapa do projeto.
A segunda consiste em recupera-las, ai vem a parte dificil e demorada.
A terceira etapa será a de reconhecimento da turma que está nas fotos.
A última será a divulgação deste material.
Ufá

Como você pode contribuir:

- Enviando fotos para o projeto, os créditos serão devidamente dados aos proprietários das mesma.
- Alguém para ajudar com as restaurações no Photoshop.
- Ajuda no reconhecimento dos Bikers.
* Aceito sugestões

Objetivo:

Mostrar de uma forma ampla todos os responsaveis, pessoas e bikers que a anos atraz faziam o mtb acontecer, no peito e na coragem, davam a cara para bater, não visavam reconhecimento e sim o amor ao esporte.

Conto com a ajuda de todos para quem em alguns meses possamos estar disponilizado este acervo, que com certeza ficará na história do mtb do nosso estado.

Bom pedal

Fabiano (ME)
CONTATOS: 
fotos@pedalaparana.com
http://www.pedalaparana.com/

22 comentários:

  1. Parabéns !!! Bela iniciativa !!! Com certeza muitos fatos interessantes serão relembrados por alguns , e conhecido por muitos. É !!! Lá se vão mais de 20 anos, e vemos com alegria o crescimento e divulgaçao de mtb no Brasil e pelo mundo afora.

    ResponderExcluir
  2. Rogério CAVEIRA de Antonina2:23 PM

    Muito mas muito boa idéia, eu ja vou me agilizar em pegar umas fotos do bau pois este ano vou completar 22 anos de comepetições de bike e isso vem la do bicicros, bike trila e mountain bike, vou ver se não perdi uma do ciclista luciano pagliarine no antigo circuito do clube santa monica, eita tempos bons, os 12 horas do Gilmar, e queria saber se posso mandar algumas fotos das minhas competições de biketrial, onde fui 2 vezes campeão brasileiro , 4 paranaense e 2 catarinense além de outras provas como A COPA ENERGIL C, PAULISTA , abraços a todos e vamos fazer uma bela história pois temos grandes ciclistas no Paraná.

    ResponderExcluir
  3. Caro Caveira pode mandar sim, crie o e-mail "fotos@pedalaparana.com" somente para este projeto. E quem quiser pode mandar também, se puderem especificar nomes e datas seria melhor ainda.

    Até

    ResponderExcluir
  4. De capacete branco e camiseta amarela é a Sheila Stadler, super campeã e referência paranaense. Parabéns pelo projeto Timbé, vou achar meu álbum e ver o que posso te mandar. Abraço. KIKO

    ResponderExcluir
  5. rogerio CAVEIRA de Antonina8:34 PM

    HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA quem é vivo aparece hein, meu amigo KIKO autas provas em kiko do tempo da associação paranaense de MTB, nunca esqueço a prova do moro do barata em guarapuava e a de guaraqueçaba que loucura aquilo, é meus amigos este album de histórias vai marcar muita gente boa mesmo, abraços a todos

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8:20 PM

    Olá, pessoal estas e muitas outras fotos estavam comigo em um arquivo pessoal de que remetem aos primordios do MTB Paranaense ,creio que sejam mais de mil ao total passei para o Fabiano que na medida do possivel vai digitalizar e publicar,esta foto é de uma prova que fizemos no Itajacuru com o apoio da Blokbuster ,reparem que os números eram os mesmos usados no Circuito Bhama que era realizado pelo Braga e o mesmo "emprestou" ..se eu não me engano o ano é de 1995.
    Abraço
    Gilmar Franco

    ResponderExcluir
  7. wow! parabens pela iniciativa! os Razera de Irati tem um grande acervo de fotos e videos.

    relembrando provas, outra que ficou pra historia foi uma em Irati, no IBAMA, onde rolou um "contra relogio x resta 1" num circuito fechado no sabado e um maraton no domingo. A noite, rolou um passeio ciclistico da cidade ate o local da prova, bandas de rock num clube que existia la tambem... e a galera acampada e outros dormindo na escolinha. Bom, creio que tentando dormir, porque a galera ficou no maior fervo do lado de fora, ao som de Padre Marcelo e outras coisaradas que saiam do som no porta malas da Parati do Marco Razera. E dalhe porrada nas paredes, 'mosch' na galera que dormia nas salas de aula, ate q ninguem mais aguentou e tdo mundo foi pro fervo. No domingo cedo, era um mundaréu de cuécas espalhadas pelo chao, telhado e até no mastro da bandeira!!! Essa ficou pra historia. Ah, ainda teve a corrida! Abraco moçada! Leandro JF

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9:05 PM

    JF ...lembro sim tem uma foto da gente dando um Chá de cueca no piru...ao som de Infeliz Natal"foi umas das festas mais animadas antes fomos jantar no Centro da Cidade de Irati a galera toda de Bike ...O Tatu (im Memorian)meu grande irmão batia com uma marreta nas paredes de madeira da escola até fazer todo mundo levantar e passar a noite no Rock and Roll,O kiko dormiu no Scort "lembra Kiko"hehe!!??
    Eita tempo bão sô!!!
    Obs;JF Minha Cueca que foi parar no mastro ...KKK

    Gilmar Franco

    ResponderExcluir
  9. Grande Gilmar,
    esse é o cara que teve a coragem de fundar a 1ª associação de MTB Paranaense (APRMTB), foram grandes provas de MTB, tanto de XCO como de XCM organizadas pela ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE MTB! Parabéns Gilmar e obrigado pelo 1° impulso de organizar o esporte no Paraná!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Aproveitando para convidar os Bikers e afins para se cadastrar no "fórum jacusdeduasrodas", é rápido, fácil e seguro, lá o Fabiano criou um tópico sobre o projeto e está postando os arquivos desse projeto, não percam!

    ResponderExcluir
  11. O Caveira é um 'Dino' do MTB do Paraná!!!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9:57 AM

    "Celsão" quem sabe não fazemos uma prova "remember" lá no Sítio do Caqui,criamos uma categoria Jurrástica e colocamos os pioneiros deste esporte para pelo menos dar umas voltas na pista , se hoje o esporte chegou a este nível foi pp lá no final dos anos 80 para 90 teve gente que ralou muito no tempo que Bicicleta de Mountain Bike era Ranger ou Cruiser adaptada,no máximo uma "Caloi Aluminum Bicolor" ou uma Aspen Way (essa quem tinha era o Plagliarini)se não me engano o Jf e o Piru tinham tb hehe...naquele tempo por mais que existisse a competição tinhamos o MTB como Hobby a maioria das provas acabavam com almoço de confraternização e uma gelada cervejinha,lé em Irati na Faculdade lembro de um churrasco que o Piru fez,e aqui em Colombo ,pasmem fizemos um porco no rolete que sobrou só o fucinho do Bicho!!!
    Fazer uma corrida naquela época era uma dificuldade não tinhamos as facilidades que a tecnologia permite hoje,era o tempo da mala direta via correio,convite via telefone,pórtico de largada(carregado em cima do scort do Kiko) e chegada feito de cano de pvc,planilhas manuais,números de tecido e por ai vai..rsrs
    Bem relembrar é viver ,por isso vamos relembrar temo pouca coisa da história do Mtb Paranaense registrado em escrita podemos começar a juntar os acervos e criar um "museu" rsrs
    Abraços...estamos voltando devagar mas estamos rsrs

    ResponderExcluir
  13. Boa idéia hein, mas me parece que não é mais possível fazer provas lá, alguém de Colombo poderia informar melhor sobre isso, mas a sugestão fica anotada!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo4:17 PM

    Tenho um bom conato com o Dr. Marco Aurélio o Dono entre outras coisas do Sítio do Caqui ,vou conversar com ele quando possível e ver a possibilidade ,o sítio do Caqui é hoje além d eum Ct de Futebol um grande espaço para eventos não é mais um Pesk Pag...vou vereficar aguardem novidades...
    Gilmar Franco

    ResponderExcluir
  15. Marcos/Pirubike8:58 AM

    Galera isso é muito legal lembrar pois estamos no mountain bike desde o ano de 1992, talvez a equipe mais antiga do Paraná. Mais só pra lembrar que tbm existe no You Tube videos que postei denominados Os Arquivos da Pirubike, lá ja tem alguma coisa restaurada de muito tempo atrás e q relembra provas do MTB, infelizmente falta tempo pra digitalizar e postar muito material q ainda tem inclusive estas provas citadas do Sítio do Kaqui e MTB do Papai Noel no IAPAR de Irati, mais aos poucos ainda quero expor esses videos. Um grande abraço a todos e vamos continuar a escrever a história do MTB Paranaense. Cade vc Gilmar? RSRSRSRSRSRSRSRSR.. Marcos Razera/Pirubike.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo10:40 AM

    Grande Piru ...no bom sentido é claro ,tô por aqui pedalando,trabalhando na "luta companheiro" é verdade desde 92 a Piru Bike já batia guidão e lotava o podium..hehe..aquele tempo Irati e Colombo se revezavam nas corridas ..temos que começar registrar estes fatos agora com a tecnologia acho que é possivel se cada um fazer um relato e juntar-mos tudo através de email podemos fazer um belo material para deixar para a posteoridade pois não somos eternos ....e depois tentar um patrocinio para lançar um livro !!!tem muita coisa pra contar por exemplo:
    Vcs sabiam que uma noite de verão o Piru resolveu dar uma corrida a pé pelo acostamento da Br só de "shortinho da elite e tênis " quando perto do trevo um ônibus da Garcia passou por ele e o motorista e vários passageiros tomaram um susto parou no posto da polícia florestal e jurava que tinha visto o "chupa cabra"!!!
    Naquela época o Chupa Cabra estava em plena ascensão!!!virou até notícia nacional....é ou não é Piru!!??KKKKK
    Um abraço...!!
    Gilmar Franco

    ResponderExcluir
  17. Rogério CAVEIRA de Antonina1:10 PM

    Grande Gilmar e o GRANDE Piru ,este é uma figura rara mesmo, Gilmar lembra quando teve a corrida aqui de Guaraqueça a Antonina, o piru completou a prova e foi direto para o hospital de tanto esforço e vermelho que parecia que ia explodir, se não me engano a categoria era a antiga EXPERT e eu na categoria CADETE, eita categorias boas e bons pegas, eu tenho algumas fotos e ja estou escaneando para este álbum, e o Gilmar com o tao do rogerio caveira, o piru o negão, não me lembro o nome do atleta mas chamavamos de mandibula, Gilmar me ajude acho que era o xereca que também ajudou a tirar a cueca de um atleta da categoria júnior, isso sem tira a calça , nossa quase matamo este cara, ele era da júnior, e o curso que o Ravelli deu em colombo demos um baita porre de vinho na ravelli, pensando que não correria nada no domingo , o cara venceu com mais de 30 minutos na nossa frente, eita saudades, abraço a todos e estou escaneando altas fotos aqui

    ResponderExcluir
  18. Anônimo1:56 PM

    Caveirinha ...tem muita coisa para relembrar...quando conheci vc eu tava na volta do litoral de ciclismo e vi um cara brincando de trial nas escadarias da igreja de Antonina com uma Bike igual a do Hans Hayne...não era igual era a própria rsrsrs....Realmente o Curos do Ravelli foi um Marco aqui na época além dos ensinamentos serviu para desmistificar o ídolo que mesmo sendo um dos melhores bikers até hoje junto com o Edu RamiresO o Edu me aprontou uma pegadinha uma vez..hehe) ambos são humildes e sem a marra que muitos tem nos dia de hoje....o vinho era um Pinheirense de garrafa de plástico ainda ...O Piru em Ribeira tb passou mal no podium lembro de ter levado ele pro hospital ,quase desmaiou em cima do podium e olha que em Ribeira o Podium era em uma marquise de mais ou menos uns 5 metros!!rs
    Olha estes relatos vão dar mais que um livro ..vai ser uma enciclopedia rsrs
    Temos que marcar um churrasquinho ai em antonina Caverinha ...depois vamos dançar no Pisa na Barata!!rsrs
    Gilmar Franco

    ResponderExcluir
  19. Marcos/Pirubike9:04 AM

    Essa é boa tava lembranco com o Piru. 19 e não lembro quanto mais faz tempo, prova no CTG de Irati Dual Slalom, seria os primordios do DownHill de hoje, resolvemos fazer uma prova, bike de downhill ninguem tinha, tudo de Xc, mais o q chamou a atenção foi um sujeito que chegou de escort placas de Colombo veio pra vencer, desceu tirou a bike do carro e vestiu sua "armadura" parecia mais um astronauta, precisou de ajuda pra subir na bike, alinhou demos um empurram ladeira a baixo e o imprevisto ou seja "previsto" primeira rampa, hoje rampinha q qualquer xc passa ele levou o maior tombo foi pedaço da armadura pra tudo q é lado tivemos q sair juntando os pedaços, capacete, ombreiras, joelheiras, tinha de tudo e muita risada. Esse era o Gilmar Franco que juntamente com o Morcego eram os turistas do mountain bike.

    ResponderExcluir
  20. KKKKKKKKKKKKKKKK!
    Sensacional!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Anônimo9:45 AM

    Boa essa Marcos ...cai em cima de um monte de estrume...quase misturou tudo rsrs era uma rampa enorme para os padrões daquela época!! ,vale lembrar que eu e o Morcego fomos os que mais andavam naqueles tempos ...a prova terminava e ainda tínhamos algumas voltas para completar ,naquele tempo o biker era obrigado a completar os números de volta pré estabelecido !Em uma prova tava eu e o Morcego em rabagessimo discutindo sobre relatividade quando a frente a gente visualiza um selim da "iscaselle" que tinha uma luz embaixo que além de caro era a moda ...ai sim virou corrida disputamos o selim...rsrs eu ganhei mas o dono chegou logo em seguida rsrsr!
    Tenho alguns terrenos comprados em Irati mas mesmo caindo cheguei as semi finais e perdi pro Piru naquele fatídico dia ,eu desci com uma Gt Rts3 full como foi sofrida a aquisição tive que vender até minha coleção de figurinhas do Zequinha ,agora relembrando comparando com as bikes de DH de hoje que aquilo não era uma suspenção e sim uma mola de colchão !!
    eu só tenho a agradcer ao Marcos o Piru e toda aquela galera de Irati ,durante muito tempo tiveram que me aguentar por lá...era tratado bem eu voltava!
    Gilmar Franco

    ResponderExcluir
  22. SE AINDA ESTIVER ACEITANDO FOTOS, TENHO MUITAS ENTRE 1999 A 2005. CONTATO advrbrunato@gmail.com OU WHATS-APP 47 992150060 RICARDO BRUNATO

    ResponderExcluir

COPA NINJA DE MTB 2022 - 1ª ETAPA (INFO)

  VAI COMEÇAR A COPA NINJA DE MTB 2022, NÃO FIQUE FORA DESSA, ÚLTIMA SEMANA PARA SE INSCREVER,  ACESSE: COPA NINJA  2022 1ª ETAPA FOTOGRAFIA...