22 de dez. de 2011

CICLISTA DO PARANÁ É CAMPEÃO NACIONAL DE XCM E XCO 2011





Enviado por Carlos Poly


O ciclista Tarcísio Bilinski, 47 anos, atleta da Equipe SMEL/Araucária, sagrou-se campeão nacional de mountain bike nas modalidades cross country e marathon. A Confederação Brasileira de Ciclismo divulgou em seu site oficial o ranking nacional de 2011 e Bilinski é líder na categoria masculino 45 a 49 anos nas duas modalidades.
Na modalidade cross country foram realizadas 19 provas durante o ano e o ciclista de Araucária fez 604 pontos, sendo que o segundo e o terceiro colocados chegaram a 416 e 323 pontos, respectivamente. Na modalidade marathon foram 5 provas durante o ano e Bilinski alcançou 160 pontos, abrindo uma boa vantagem para o segundo e o terceiro colocados, que fizeram 90 e 80 pontos, respectivamente.
“Estou muito feliz com os dois títulos. É o trabalho de um ano inteiro sendo recompensado”, comemorou o atleta, que não esperava ser campeão esse ano. “Fiz uma cirurgia na coluna em março. Sentia dores e tinha que cuidar para não me machucar novamente. Por isso, no primeiro semestre o foco foi na minha recuperação e o objetivo era me manter entre os cinco primeiros colocados”, contou. “Além disso, a competição de cross country é mais longa e a liderança mudou algumas vezes durante o ano, o que não me deixou muito confiante na vitória”, explicou.
A estratégia de Bilinski mudou no segundo semestre do ano. “Passei a intensificar os treinamentos e o ritmo nas provas em busca do 1º lugar. A modalidade cross country é mais de explosão e o atleta tem um desgaste físico maior. Já a modalidade marathon é mais de resistência e o atleta precisa manter o ritmo durante as provas, que geralmente são de longas distâncias”, comentou.
Apoio
Tarcísio Bilinski conta com o apoio da Prefeitura de Araucária e da Secretaria de Esporte e Lazer. "Recebo ajuda para as despesas das viagens e participo do Bolsa Atleta. Esse apoio é a base de tudo e sem essa ajuda ficaria muito difícil, pois teria que dedicar parte do meu tempo em busca de patrocínios e isso prejudicaria os meus treinos”, relata.
2012
Com as duas vitórias de 2011, Bilinski, que é bicampeão paranaense e bicampeão metropolitano de mountain bike, torna-se pentacampeão nacional na modalidade cross country e, na modalidade marathon, campeão nacional pela primeira vez, após ser vice por três vezes. O resultado garante a participação do ciclista de Araucária no Panamericano de Mountain Bike Cross Country, que será disputado em abril de 2012, no México.
“Terei um breve descanso agora no final do ano e retorno com força total em janeiro. Primeiro farei um treinamento de base e depois vou intensificando ao longo dos meses”, afirmou. O primeiro desafio do ciclista já tem data marcada: será a Copa Internacional de Mountain Bike Cross Country, em março de 2012, em Minas Gerais. “Vários atletas da América Latina participam dessa prova, então será uma prévia do que vou enfrentar no Panamericano”, finalizou.

Jornalista: Patrícia Comunelo
Foto: Carlos Poly

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA NINJA DE MTB 2022 - 1ª ETAPA (INFO)

  VAI COMEÇAR A COPA NINJA DE MTB 2022, NÃO FIQUE FORA DESSA, ÚLTIMA SEMANA PARA SE INSCREVER,  ACESSE: COPA NINJA  2022 1ª ETAPA FOTOGRAFIA...