CLUBE PARANAENSE DE CICLISMO DE MONTANHA

VAI CORRER O "DESAFIO DOS 100KM"? ENTÃO SE LIGA NESSAS DICAS!



Olá Bikers,
Hoje o Blog vai dar algumas dicas do Campeão Marcio Ravelli sobre corridas de Maratona para você que vai correr nesse fim de semana o 5° Desafio dos 100km em MTB.  A seguir segue trecho de uma matéria da "BIKEMAGAZINE" postada por Marcos Adami em 19 de abril de 2011 em que o Multi Campeão de MTB fala sobre esse tipo de prova e como se precaver de surpresas desagradáveis na hora da competição.

Hidratação
Provas longas disputadas em terrenos duros e com altimetria desafiadora consomem muito o atleta. Esteja preparado. A hidratação deve começar dias antes da prova. Beba bastante água e também isotônicos. Uma opção é beber água adicionada à Maltodextrina, que é carboidrato na forma líquida e vai aumentar as reservas de glicogênio no músculo. Na véspera da prova o isotônico deve ser deixado de lado e a hidratação continua somente com água, pois o sódio e outros sais podem interferir no desempenho durante a prova.
Alimentação
A alimentação da semana de prova deve ser à base de bastante carboidratos (massas, arroz, batatas, frutas, sucos). As proteínas de origem animal devem ser evitadas nos dias anteriores à prova e as fibras também, pois essas fibras estimulam o funcionamento do intestino e, com a tensão da prova, é comum ciclistas terem vontade constante de irem ao banheiro.
Equipamento
Eu utilizo uma bike full suspension (Scott Spark) com trava na suspensão dianteira e multi-regulagem na traseira e acredito que este tipo de bike leva muita vantagem nesta modalidade de prova. Ele me dá todo o conforto necessário e, ao mesmo tempo, tenho todas as vantagens de uma bike rígida.
É essencial que a bike esteja em excelentes condições de uso com tudo revisado e funcionando perfeitamente. Recomendo o uso de pneus bem novos e com cravos. Pneus do tipo slick e semi-slick podem causar problemas em meio a tantas pedras, especialmente em terrenos pedregosos.
Manutenção
Em provas por etapas, assim que terminar o primeiro dia, o atleta tem que se preocupar em deixar a bike em ordem para a manhã do dia seguinte. Eu recomendo que cada ciclista tenha uma pessoa de confiança (amigo ou parente) que faça a manutenção da bike. O competidor estará cansado e vai precisar se recuperar.
Basicamente a bike deverá ter a relação lavada e lubrificada, especialmente em regiões ricas em minérios corrosivos. Outros pontos a serem checados é o estado dos pneus (verificar se não há cortes), o aperto dos raios e o funcionamento de freios e câmbios. Na hora de lavar a bike qualquer torneira serve. Já lavei bikes até no chuveirinho de quartos de hotel. Para profissionais, a bike deve estar sempre limpa e brilhando na largada.
Comida e água
Em uma prova longa, sob forte calor e ritmo acelerado, nosso corpo não manda aviso quando vai faltar combustível. Ele simplesmente “apaga” de uma vez. Já vi isso acontecer muitas vezes. Portanto, o ideal é estar muito bem abastecido de água, isotônico e comida.
Eu levo uns 10 sachês de carboidrato em gel, banana passa e barras de cereais. Não espere nunca para ter fome ou sede e vá consumindo os alimentos e a água no decorrer da prova. Eu levo minha mochila de hidratação cheia de isotônico e água mineral eu levo na caramanhola. Prefiro levar a mais a ter que pedir para um adversário.
Pós prova
Após o primeiro dia de prova o piloto deve descansar o máximo que puder. Uma massagem profissional é o mais indicado, além é claro, dos alongamentos. Procure se informar com a organização do evento se há massagistas no local. A hidratação deve ser bem cuidada e os isotônicos podem ser consumidos à vontade. O jantar deve ser bastante rico em carboidratos. Massas caem muito bem. Relaxe e descanse bem.

Imprevistos
Eu sempre levo comigo uma chave de corrente, um manchão para reparos em pneus, duas câmaras de ar sobressalentes, um canivete multi-ferramentas e uma bomba de CO2, com três cilindros de refil.
Meu mecânico adapta em minha bike uma seringa com lubrificante, ligada a uma mangueira que quando acionada derrama óleo sobre a corrente. Assim, não preciso parar para lubrificar a corrente. É fácil de fazer e funciona bem.
Iniciantes
E por fim, Ravelli completa com uma dica para os que vão participar pela primeira vez de uma prova longa de maratona:
“O correto é imaginar que a prova vai ser bem mais dura do que você pode aguentar  Leve o dobro de comida e água que você imagina. Faça uma boa adaptação de treino e de clima. O calor e o relevo serão os maiores adversários de você em provas como essa. O uso de bons óculos são fundamentais para a proteção e conforto do ciclista. Eu recomendo o uso de luvas de dedos longos, pois protegem bem mais, se necessário molhe-as com água para refrescar as mãos”.
Agora é seguir as dicas do Ravelli e "torcer o cabo" na prova! Boa sorte!!


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