22 de jul. de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO DE MTB-XCO 2013 - CBC

Chegada de Henrique Avancini

Crédito: CBC/Divulgação


Henrique Avancini domina de ponta a ponta e vence o Brasileiro Elite de Mountain Bike XCO em Minas Gerais


A mineira Erika Gramiscelli competiu em casa e também faturou o titulo na Elite feminina


A cidade de Juiz de Fora (MG) sediou neste domingo (21), a competição mais importante do Mountain Bike nacional. O Campeonato Brasileiro reuniu 350 atletas da elite do ciclismo brasileiro distribuídos em dezoito categorias oficiais da Confederação Brasileira de Ciclismo. Os campeões ainda somaram pontos para o ranking internacional UCI e todos os atletas tiveram a oportunidade de estarem sendo observados pelo Departamento de Alto Rendimento (CBC) e comissão técnica da seleção brasileira.
Apesar da prova acontecer em minas gerais, na elite masculina quem ditou as regras foi o carioca Henrique Avancini, 24 anos, que defende as cores da equipe Caloi Elite Team, após uma prova rápida, liderada de ponta a ponta pelo ciclista, que também integra a seleção brasileira e hoje é uma das grandes renovações do Mountain Bike nacional. Henrique completou as seis voltas do percurso com o tempo de 1h27min37.
“Esse é o meu décimo título nacional. É incrível como em todos eles a sensação e emoção se renovam, parecendo ser a nossa primeira vitória. Sempre me dediquei muito e desde as categorias de base tenho o Campeonato Brasileiro como objetivo, por ser a competição mais importante do Brasil”, destacou Henrique.
“Largamos com uma estratégia definida de minar os nossos adversários com ataques. A ideia era sempre estar à frente do grupo, seja comigo ou com meu companheiro Sherma Trezza. A estratégia deu certo e conseguimos controlar a prova de forma espetacular. Larguei forte e me mantive na liderança até o final, enquanto o Sherma controlava os atletas perseguidores. Fizemos uma dobradinha e estamos todos de parabéns. Temos uma estrutura na equipe fundamental para proporcionar o nosso desenvolvimento. Estamos disputando diversas provas internacionais, além de treinarmos também alguns períodos fora do Brasil. Estou feliz de poder retribuir com essa incrível vitória no Brasileiro, que também servirá para conquistar importantes pontos para o Brasil no ranking internacional”, declarou o campeão.
Os atletas da elite já largaram com um ritmo alucinante e ainda durante a primeira volta as posições já foram sendo definidas, com exceção para o incrível “pega” entre Rubens Donizete (campeão em 2012) e Sherman Trezza de Paiva, atleta revelação de 24 anos. No final, Sherman levou a melhor e proporcionou uma dobradinha para a equipe Caloi Elite Team, que realizou um trabalho fantástico durante a prova. A terceira colocação ficou com Rubens Donizete (Merida/TPM/Jacareí), completando o pódio da categoria elite masculina.
A competição feminina foi um pouco mais politica do que a prova masculina. Após a largada, Erika Gramiscelli (Circuit /Pindamonhangaba/Funvic) e Isabela Lacerda (Clube de Ciclismo de São Caetano) acabaram abrindo vantagem sobre as adversárias e revezaram na liderança da prova até os metros finais, quando Erika pedalou forte e chegou destacada na reta final.
Mesmo com toda a pressão de estar competindo em casa, Erika Gramiscelli, 29 anos, representou muito bem o seu estado, conquistando o seu quinto título nacional. A ciclista afirma que hoje, sua experiência faz muita diferença para ajudar nos resultados conquistados. “Foi uma prova longa, de resistência, em um circuito bastante técnico e estou realizada e feliz de poder ter saído campeã. Tinham várias atletas muito preparadas para brigar pela vitória, mas acredito que minha experiência e a ajuda da torcida acabou fazendo a diferença no final. Não tive uma temporada fácil, acabei contraindo dengue antes do Pan-Americano e estou vindo de uma fase de recuperação, mas me preparei muito para o brasileiro e consegui cumprir o meu objetivo, estou muito feliz”, declarou Erika, entusiasmada.
Roberta Stopa, que largou como uma das grandes favoritas, defendendo o título conquistado na temporada passada, terminou na terceira colocação.
Renovação e revelação
 Os jovens atletas que são responsáveis pela renovação do ciclismo brasileiro também marcaram presença na competição e comprovaram o grande potencial do Brasil em revelar novos talentos. Raiza Goulão foi um dos principais destaques. Competindo pela categoria Sub-23, Raiza largou forte e seguiu incansável, abrindo vantagem a cada volta e vencendo com a incrível marca de 11min34s sobre a segunda colocada, Leticia Candido (Tripp Aventura/Specialized/Lanchonete da Clôa). Loriane Kavalkevisk (Avulso) foi a terceira colocada.
“Estou me sentindo muito bem e minha ideia seria largar na categoria elite, mas infelizmente não foi possível devido ao regulamento, então decidi fazer uma largada forte e seguir mantendo o meu ritmo. Gostei do resultado, foi uma vitória muito importante para minha equipe e fico feliz em poder proporcionar esse momento”, destaca Raiza.
A categoria Sub-23 masculina foi uma das mais apertadas. Os atletas brigaram pelas primeiras colocações durante toda a prova, mas quem levou a melhor foi o paulista Henrique Coccuzi (Lar/Proschock/Kuruma), seguido por Guilherme Muller (Avulso) e Frederico Mariano (FMD Blumenau/Aciblu), segundo e terceiro colocados, respectivamente. Os campeões da categoria Júnior foram João Gabriel, da equipe Pedal Esporte/Mob Bikes no masculino e Danielle Maria (Avulso) no feminino. 
Entre as novas revelações, um dos principais destaques foi a jovem ciclista Bianca Goumão, 15 anos, que compete pela equipe FME Foz do Iguaçu. Apesar da pouca idade a ciclista já coleciona diversos títulos no ciclismo. Entre as principais conquistas, estão três vitórias no Campeonato Brasileiro de MTB. 
Acompanhada pelo pai e técnico Marcio José, Bianca não conseguia esconder a sua felicidade ao cruzar a linha de chegada na primeira colocação da categoria Juvenil e declarou que estava muito ansiosa antes da largada, mas acabou tudo dando certo. ”Larguei muito ansiosa, só pensava nessa competição e acabou tudo dando certo, saindo com mais uma vitória para a minha carreira. Consegui manter o título que conquistei ano passado na Bahia e estou muito feliz”, declarou a jovem revelação Bianca.  
Parceria
A Caloi, empresa líder no segmento de bicicletas, responsável pela comercialização de mais de 1 milhão de bicicletas em 2012, foi o patrocinador oficial do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO 2013. A empresa também é conhecida pela sua tradição de 115 anos no mercado, além de diversas práticas de sustentabilidade, que oferece um produto completamente sustentável e ainda garante 100% da sua reciclagem.
O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO foi uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), em parceria com a Federação Mineira de Ciclismo (FMC), patrocínio da Caloi e organização da Move It Sports e No Limits.

Resultados completos: [Link]

CONFIRA O VÍDEO DA REPORTAGEM DA PROVA

Mais imagens 
Crédito: CBC/Divulgação





























ASSESSORIA DE IMPRENSA
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO

ESSE BLOG TEM O APOIO DE:

APOIO
"A EXPERIÊNCIA NO TRATO DE SUA BIKE"

2 comentários:

  1. Parabens Loriane atleta paranaense em destaque!!

    ResponderExcluir
  2. parabéns aos dois fizeram direito e fizeram bonito. só honram

    ResponderExcluir

COPA NINJA DE MTB 2022 - 1ª ETAPA (INFO)

  VAI COMEÇAR A COPA NINJA DE MTB 2022, NÃO FIQUE FORA DESSA, ÚLTIMA SEMANA PARA SE INSCREVER,  ACESSE: COPA NINJA  2022 1ª ETAPA FOTOGRAFIA...