29 de jul. de 2011

Beneficiados Programa Talento Olímpico Paraná





No dia  11 de julho passado, aconteceu a solenidade de lançamento do Programa Talento Olímpico e Paraolímpico, programa este que consiste na distribuição de 250 bolsas de ajuda de custo no valor de R$ 500,00 para atletas entre 11 e 18 anos. O evento contou com a presença de varias autoridade, incluindo o Governador Beto Richa e o Secretário do Estado de Esporte Evandro Roman.

O programa visa inicialmente atender atletas, por meio de uma bolsa-esporte, durante cinco meses em 2011. A partir de 2012 as demais etapas do projeto, quantidades de bolsas e valores serão redefinidas com a participação da Comissão de Avaliação deste Programa e as Federações. A bolsa-esporte pretende atuar como agente motivador para que se desperte no Estado e, em especial, nos setores privados a necessidade de investir em nossos atletas jovens visando desenvolver talentos potenciais para as Olimpíadas e Paraolimpíadas. Os atletas bolsistas serão acompanhados por seus técnicos mediante relatórios encaminhados a Secretaria Especial do Esporte.

As bolsas para atletas de rendimento serão nos esportes individuais nas modalidades de atletismo, badmington, boxe, canoagem, ciclismo, natação, nado sincronizado, saltos ornamentais, maratona aquática, esgrima, ginástica rítmica, ginástica artística, trampolim acrobático, golfe, hipismo, judô, levantamento de peso, lutas associadas, pentatlo moderno, remo, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vela/motor. Entre as modalidades coletivas, basquete, handebol, hóquei grama, rugby, vôlei, vôlei de praia e polo aquático.

Além de buscar incentivar possíveis atletas olímpicos, visando os Jogos Olímpicos Rio 2016, o programa tem o objetivo de evitar que os jovens pratiquem as modalidades esportivas em outros estados. “A bolsa visa melhorar o desempenho do atleta e evitar a evasão do Paraná. Vamos acompanhar o atleta, buscando maior rendimento no futuro. Pretendemos ampliá-lo na sequência para manter todos os talentos no Estado”, declarou, o diretor de projetos da Secretaria de Esporte, Itamar Tagliari.

O Programa Talento Olímpico do Paraná -TOP 2016-, conta com o patrocínio da Copel e da Sanepar, que acompanham a proposta do Governo do Estado 2011-2014 de implantação de programas que oportunizem a revelação de atletas, proporcionando inclusão social e desenvolvimento educacional.  Essa preocupação surge da necessidade de identificar e oportunizar ao talento a possibilidade de se dedicar mais efetivamente à sua modalidade esportiva.

A primeira fase do programa vai até dezembro, porém já está prevista a prorrogação pelos próximos anos. As características do programa a partir de 2012, bem como quantidades de bolsas e valores, serão redefinidas por uma comissão de avaliação, com a participação das federações esportivas. Uma das possibilidades a serem estudadas é a oferta de patrocínio também para os técnicos.

Ciclismo
A FPC com a incumbência de escolher aos atletas beneficiados, e tentando dar maior transparência possível a esse processo, publicou no site da entidade, o anuncio do Programa logo em seguida da primeira reunião, e encaminhou via correio eletrônico aos clubes filiados os formulários de candidatura dos atletas. Chegaram na Federação 23 formulários e currículos de diversos municípios. Avaliando os currículos, e seguindo oferecidos pela Secretaria de Estado de Esporte, foi criado uma tabela com peso para os eventos e colocações.

Muito nos alegrou em saber que as dez bolsas iniciais se tornaram quatorze, abaixo os nomes dos contemplados:

  1. Ana Paula Casseta           Maringá
  2. Bruno Aron Garcia             Curitiba
  3. Fabio Pereira Dalamaria    Curitiba
  4. Fernando Sikora Junior      Curitiba
  5. Gabriel Jaroszuk Amâncio    Cascavel
  6. Gabriela Yumi Nishi Gomes    Paranavaí
  7. Jean Herik Soares                 Irati
  8. Jonatan Rogério T. Faria      M. C. Rondon
  9. Luis César Maganelli            Irati
  10. Paulo Sergio Cavaleiro Jr     Guarapuava
  11. Pedro Henrique Cavalheiro   Cianorte
  12. Rafael Santos da Cruz          Foz do Iguaçu
  13. Rayane Silveira Gonçalves    Paranavaí
  14. Vinicius Lima da Silva             Campo Largo

Para conhecer os critérios-tabela-oficio Click aqui

Fonte das informações: paranaesporte.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA NINJA DE MTB 2022 - 1ª ETAPA (INFO)

  VAI COMEÇAR A COPA NINJA DE MTB 2022, NÃO FIQUE FORA DESSA, ÚLTIMA SEMANA PARA SE INSCREVER,  ACESSE: COPA NINJA  2022 1ª ETAPA FOTOGRAFIA...